BIVICA
Viabilidade econômica de projetos de aplicação de Hidrogênio Verde e seus derivados no Brasil: Análise de casos no setor de transporte



Download (1.98 MB )

Send the current document via email
Please enter the letters as they are shown in the image above.
Letters are not case-sensitive.

Identifier: 7071
Topographic Signature: BR. 07. 004. 0141

Author: Dan Yushin Miyaji, Ediane Karine Scherer Isernhagen, Aline Cunha Alvim, Marisa Fernandes Mendes, Hugo Valença de Araújo, Bruno Cesar Barroso Salgado, Eudes Müller D'Oliveira Santos, Daniel Augusto Cantane
Views: 42
Language: português
Category: Text
Place: BRA, Brazil
Editorial: Projeto H2Brasil. Integrante da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, GIZ Brasil, Ministério de Minas e Energia do Brasil (MME), BMZ.
Publish Year: 2024
Page Number: 91

No presente trabalho, são apresentadas análises de viabilidade financeira de quatro projetos em hidrogênio verde para diferentes aplicações. Trata-se de um estudo em que a aplicabilidade do hidrogênio verde, na condição de vetor de transição energética do setor de transporte no Brasil, foi investigada quanto ao retorno financeiro que soluções já disponíveis no mercado podem proporcionar. 

O estudo se subdivide em quatro análises, considerando a aplicação do H2V (hidrogênio verde), chamadas de: (i) “Hidrogênio Verde Aplicado em Ônibus Urbano” ou Projeto H2V Ônibus; (ii) “Hidrogênio Verde Aplicado em Veículos de Logística Portuária” ou Projeto H2V Port; (iii) “Metanol/Gasolina produzido por Hidrogênio Verde” ou Projeto H2V PtM-MtG (Power to Metanol-Metanol to Gasoline); e (iv) “Querosene Produzido por Hidrogênio Verde” ou Projeto H2V PtF (Power to Fuel). Para cada estudo, foram utilizados dados providos por stakeholders, para determinação de demandas concretas para o dimensionamento de arranjos técnicos. Isto também permitiu que fossem feitas projeções de entrada de capital para a elaboração de fluxos de caixa. Assim, a partir de dados como de custo de aquisição e operação (CAPEX e OPEX) a cada caso específico, foi possível a determinação de indicadores financeiros, como a taxa interna de retorno (TIR) e o valor presente líquido (VPL).

 

BIVICA
phone
Phone Number: +591(2)277 1380
phone
Address: Av. Julio Patiño #1178 entre calles 17 y 18, Calacoto - La Paz - Bolivia
phone
Email: comunicacion.bolivia@giz.de
Contact
phone
Phone Number: +591(2)277 1380
phone
Address: Av. Julio Patiño #1178 entre calles 17 y 18, Calacoto - La Paz - Bolivia
phone
Email: comunicacion.bolivia@giz.de
BIVICA